quinta-feira, maio 26, 2011

Apurando o paladar

Um risoto bem amalgamado ao fim do cozimento com parmesão de proveniência reconhecida se faz ao som de uma lounge music, e sorvendo um vinho branco seco originário de terras longínquas que ao se juntar ao arroz tostado na manteiga libertará o amido aprisionado nos seus grãos. Assim, em meio a sensações inebriantes de odores, sons e sabores dá-se início a um jantar romântico de apurar o paladar.

Lastimavelmente não sou a classuda do parágrafo anterior. Pra começo de conversa, a hit parade do momento aqui em casa é “come, come, come para mamãe ficar feliz” . Colho a oportunidade para apresentar os meus cumprimentos ao patati e patatá por conseguirem a proeza de imobilizar o pequeno Taz durante o preparo das refeições. Dois são os favores que me fazem: impedir que ele fique agarradinho a minha canela como uma planta de maracujá-roxo ou se enfie na gaveta da geladeira quando vê a porta aberta.

No espaço de tempo disponível entre a fervura do caldo de peixe (o bom e barato knorr) e a cebola que doura, escapo para sala e controlo em que condições se encontra o meu bem mais precioso: o notebook. Atrás dele, dedinhos batem freneticamente no teclado, esperando ter o seu entusiasmo correspondido na mesma medida, mas o coitadinho só emite um alento de desespero e desfalece. A carinha de “Não fui eu” escorrega pra debaixo da mesa e eu corro para o fogão.

Na panela sapecando derramo dois punhados de arroz arbóreo, um copo de vinho, e vou mexendo, acrescentando o caldo aos pouco . Nesse ponto, aproveito para mergulhar num desses pensamentos obsessivos que povoam o imaginário feminino. (“Será que mudo a cor cabelo do meu cabelo?)”. Mil elucubrações depois, quase ao final, esposo o risoto com camarões pintadinhos de salsinha e uma chuva de queijo ralando, esperando que o maridofe não abra a porta da sala já questionando “Ainda falta muito pro jantar?”.

3 comentários:

  1. Hum... que delícia!! Apesar de não ter a música lounge, tenho certeza que o jantar foi maravilhoso!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. SENTIR ATÉ O CHEIRINHO!!!DEVE TER FICADO MUITO BOM ESSE JANTAR!!!

    BJS!!!

    ResponderExcluir
  3. e ficou bom? Maridofe curtiu?
    Muda a cor do cabelo, sempre faz bem.
    Por aqui sempre ouço essa pergunta e sempre respondo (para não perder a tradição!) se tenho cara de fogão. hahaha, melhor rir do que chorar.
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...