quinta-feira, junho 16, 2011

Um ponto de interrogação



Era inevitável. A gente sabia que um dia isso iria acontecer. E aconteceu num momento de distração, no meio de uma conversa banal, sem que percebêssemos que isso iria ter consequências mais sérias. Falávamos sobre alguém que faltou a uma festa. “Mas ele não veio por que?”. E de repente somos interrompidos por uma palavrinha petulante e insaciável que pede de imediato uma fornada de respostas fresquinhas, sem lhe dar tempo de preparar a massa para a próxima remessa.

- Pequê?

Como era de se esperar, as falas do siligristido Taz nunca vêm sozinhas. Para reforçar o “não” que renega pela enésima vez a papa do meio-dia, ele faz seus cachinhos oscilarem rapidamente para esquerda-direita-esquerda-direita. E quando quer expressar seus desejos incontidos de menino, imprime na sua voz uma entonação teatral em perfeita sintonia com sua interpretação.  E foi assim com seu primeiro por que: as sobrancelhas arqueando para exprimir uma perplexidade descabida, os lábios se abrindo dissimuladamente numa atitude de incerteza e as mãos pairando no ar, esperando não se sabe o quê. Não tinha nada de original nessa performance. É a caricatura do pai.

Até aquele momento nossos diálogos envolviam somente cândidas perguntas de localização, “Cadê a mamãe?”, depois “Onde tá o coelhinho?”. Agora a situação se complica. São questões que pedem uma explicação. Um jogo perigosíssimo. Sendo o Taz um fora-da-lei que não aceita negociações. Se você deixar a mamãe trocar a fralda, nós vamos para o parquinho. Nnnnnnnnnnnnon!  (esse “não” cuja inicial se perde no infinito é uma das últimas novidades do aprendizado com a vovó italiana); nem mesmo se intimida com as ameaças: Não entre aí. Uhhh, que medo! Ali dentro tem a bunda da mulher-melancia  (um pai normal amedronta o filho dizendo “o bicho papão vai te pegar, o lobo mau vem te comer”, no máximo chama o velho do saco, mas aludir ao traseiro da moça? – no comments). Assim, é esperado um ponto de interrogação a cada cinco segundos.

- Hora do banho.
- Pequê?
- Por que vamos pra casa da vovó.
- Pequê?
- Por que ela tá com saudade de você.
- Pequê?


Devo me iludir e pensar que é só uma fase, uma precoce e passageira contestação do mundo.

4 comentários:

  1. Que lindo!!!! Isso é só o começo....



    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. É Bobry, a fruta nunca cai longe do pé, então se preparem. hahahhaha
    Que delícia!
    Bjs pros dois.

    ResponderExcluir
  3. Continuamos casados porque vivemos numa sociedade hipócrita que não permite exercício nossa característica biológica ( que não é a monogamia). Continuamos casados porque o conceito de família é estreito, somos todos irmãos e neste mundo capitalista o ter é mais importante do que o ser! Poderia haver mais irmandade e menos propriedade! A Criação pertence a todas as criaturas, e sua manutenção e uso e responsabilidade de todos!

    ResponderExcluir
  4. Sou nova por aqui, e não vejo a hora desses peques... O Antônio ainda é bebezão, mas eu lembro que eu era uma perguntadora ambulante, então ele tem tudo para ser...hahahaha
    bjs
    Venha conhecer meu blog tb, faça uma visitinha para trocarmos muitas dicas, e experiências!
    Angi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...