sexta-feira, setembro 17, 2010

Mulher macho, sim senhor!



A grande questão do momento não é “por que não encontro o amor da minha?” ou “por que ele não me ama?”. O que tem estufado os bolsos dos analistas é “por que não ponho um ponto final nessa história?”. Por que? Por que?

Eu fui a última das minhas amigas a se casar. Na verdade, praticamente me obrigaram. Não que eu faça parte de uma família arcaica e nem estava grávida. Digamos que precisava regularizar uma situação. Outro dia entro em detalhes  E com isso vivi  todas as crises matrimoniais das minhas queridas amigas. Traição, violência, dinheiro (a falta dele). Cansei de ver elas se debulharem em lágrimas na minha frente. E quando pensava que tinham chegado ao fundo do poço, elas cavavam mais ainda só pra ver o que tinha embaixo. Eu, na minha santa ignorância, aconselhava: separa, vai viver sua vida. Crente que elas estavam decididas, me despedia pensando que uma solteira ressuscitava.

Dias depois, e aí como foi? Ah, tá tudo bem. Como tá tudo bem? Como era frustrante, ninguém seguia meu conselho! Qual mistério existia entre aquelas paredes que fazia apagar toda a mágoa, secar as lágrimas e desfazer as malas? Bem, quando você casar, vai saber. E cá estou eu, escrevendo esse blog.
Será que nós, mulheres, não somos “macho” o bastante?

Isso me faz lembrar de B. A esteticista que fazia minha depilação. Era sócia do marido no salão. Mas ele a tratava como uma serva.  Humilhava a bixinha na frente de todos os clientes. E ela, toda sorridente me arrancando os pelos. Eu pensava comigo, essa aí suporta tudo.  Até que um dia, quando volto pro ritual completo: barba, cabelo e bigode. B. não trabalha mais aqui. Então, tchau e bença. Entre a curiosidade e a necessidade, fui encontrá-la num esquálido salãozinho de um bairro pouco seguro. Desta vez, a depilação se fez com lágrimas. Não minhas.  "Saí de casa e em uma semana ele tirou meu nome do salão, pediu a guarda da minha filha e colocou uma sirigaita no meu lugar. Perdi tudo, queria voltar, mas ele não aceita."

Foi a última vez que a vi. Logo mudei de cidade. Adivinha por quem?

Um comentário:

  1. É triste ser sombra de alguem realmente, viver em função de alguem não da!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...